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Uma Baita Jogada: Rompendo com conservadorismos

domingo, 30 de março de 2008

Rompendo com conservadorismos

Como quase todos assuntos referentes ao Marketing Esportivo, o uso do terceiro uniforme é extremamente polêmico. Normalmente, os Clubes têm duas ou três cores em suas convenções. A terceira camisa (em alguns casos, até a segunda) vem para inovar, numa jogada de Marketing.

Neste domingo, estava certo que o Corinthians estrearia seu novo uniforme roxo, uma alusão a quem se diz “torcedor (no caso, Corinthiano) roxo”. Quase certo. Os jogadores até entraram com as novas camisas; entretanto, talvez até devido às manifestações contrárias feitas por parte da torcida, como pichações nos muros do Parque São Jorge, enfrentaram o Marília com seu tradicional kit: camisas e meias brancas e calções pretos. A alegação de Luiz Paulo Rosenberg, Vice-Presidente de Marketing do Timão, foi que o uniforme poderia ficar marcado como azarado, já que o jogo era decisivo.

As boas vendas que a camisa teve durante a semana confirmaram-se no Morumbi, onde foi realizado o jogo. A imprensa mostrou muitas imagens dos torcedores vestindo roxo.

O Palmeiras também apresentou mudança neste quesito. No ano passado, lançou uma camisa diferente do verde tradicional. Joga com uma espécie de verde-limão, que é enorme sucesso de vendas. Nos jogos do Verdão, é comum ver milhares de “pontos luminosos” em meio à torcida.

Para evitar conflitos com sua torcida, os times poderiam consultar seus adeptos antes de realizar uma ação dessas, promovendo enquetes e concursos para saber o que a claque pensa e quer.

O conservadorismo não tem vez no mundo do Marketing. Os Departamentos deste setor dos Clubes devem estar sempre atentos às inovações e no que ações positivas podem gerar financeiramente aos cofres. É tempo para se diferenciar no Mercado, de buscar cada vez mais novos produtos que possam virar fontes de renda.

Na Europa, o Barcelona já vestiu azul-celeste, laranja e verde-limão, lançando a “mania”. O Chelsea também usou o mesmo verde. A Juventus, rosa e vermelho. Só para citar alguns exemplos de rompimento que tiveram bom índice de aceitação e vendas.

Portanto, Corinthians, não tenha medo de usar o roxo, nem deixe os torcedores que compraram a camiseta desconfortáveis. Parabéns a quem rompe com o tradicionalismo! Que fique de incentivo aos profissionais do Marketing Esportivo. Os progressistas saem na frente.


Imagem Corinthians: Reprodução Sportv

Foto Palmeiras: Folha

5 comentários:

Unknown disse...

matéria de respeito, meu guri! esse negocio de trocara as cores ta mesmo dando muito o que falar...
eu sou um cara conservador nesse quesito, acho que tem que seguir as cores tradicionais do clube, mas eu reconheço que as camisas "extravagantes" sao um sucesso de vendas... o gremio mesmo lançou a shadow e a verde limao, pra treinos, e o inter fez a laraja, também pra treino!
parabens hammes!

Leandrus disse...

Boa matéria cara! Bom, eu sou meio conservador no quesito inovação no terceiro uniforme; tb acho que o time deve consultar seus adeptos antes que a camisa sofra uma rejeição muito forte e fique fadada ao fracasso. Essa do Corinthians, por exemplo, acho que não vai muito longe: a cor da camisa tira parte da tradição do time...

Ateh!

Anônimo disse...

esse lance de cores de uniforme mexe muito com a identidade de um clube. tu deve lembrar que logo que o inter fechou contrato com a reebok, a primeira medida tomada pelo entao presidente fernando carvalho, foi mudar o tom do vermelho do uniforme. o que pra mim foi um grande de um acerto, pois o deixou mais 'vivo', e até mesmo mais bonito que o vermelho escuro usado pela topper anteriormente.

Outra coisa, nao sei se tu conhece já, mas tem um blog de uma cara que brinca com esse lance de fornecedores esportivos e patrocinios em camisas de futebol. ele inverte camisas de dois times mudando um fornecedor pelo outro pra ver como ficaria. é bem legal, dá uma olhada: www.rascunhofc.blogspot.com

abraço ae!

Daniel Leite disse...

Considero uma dureza esta história de "tradição, conservadorismo etc.". O Corinthians perdeu a grande chance de consolidar o uniforme e a sua estratégia de marketing perante a torcida. Basta ver o brilho limão na arquibancada do Palestra Itália. Concordo contigo, os progressistas saem na frente.

Até mais!

Daniel Leite disse...

Seu blog é um dos melhores da internet, sem dúvida. Coloquei o link dele no http://pordentrodomundodabola.blogspot.com , para facilitar o meu acesso, ok?