O Marketing vive de oportunidades. Há de se aproveitar o momento certo para lançar uma nova ação e até para desviar uma atenção. Há anos, o futebol era assim: depois de uma derrota em clássico, era hora de anunciar uma nova contratação.
Talvez nem seja esse o caso, pois o evento provavelmente já estava marcado, mas o São Paulo conseguiu afastar o foco da derrota por 4 a 1 no clássico de domingo, contra o Palmeiras, promovendo o lançamento dos produtos oficiais do Clube, em parceria com a Warner Bros, a qual foi anunciada em abril de 2007.
Gigante no setor de entretenimento, a Warner é criadora de personagens de enorme sucesso, como os Looney Tunes, Batman, Superman, entre outros.
O Presidente do Tricolor Paulista, Juvenal Juvêncio, e o Diretor de Marketing, Júlio Casares, eram só sorrisos no evento que apresentou produtos como bichos de pelúcia e roupas de cama e que contou com a presença do Pernalonga e do Taz. Ambos estão em versão de pelúcia para venda e já vêm vestindo a camisa oficial do São Paulo.
Para o público feminino e infantil, segmentos que o Tricolor quer conquistar, o grande trunfo será o passarinho Piu-Piu, “Eu acho que vi um gatinho”, outro gigante de vendas.
Os produtos serão destinados a todos tipos de públicos, de todas as faixas etárias e classes sociais. Haverá produtos com preços populares e mais elevados.
A parceria terá 42 meses de duração, mas a intenção é de que permaneça por 10 anos. O Clube receberá aproximadamente três milhões de reais por luvas, mais 50% do que será arrecadado na venda dos produtos.
Mas, talvez, o principal objetivo seja o aumento da projeção mundial do São Paulo, principalmente no Japão, onde também serão vendidos produtos oficiais da parceria. Devido às três participações do Clube no Mundial de Clubes, o Tricolor tem grande número de simpatizantes orientais.
Além disso, Juvenal Juvêncio visa arrecadações semelhantes às dos Clubes europeus, com os produtos. Assim, o Presidente já anunciou que desembarcará em São Paulo, na metade do ano, um jogador em nível de Seleção vindo da Europa. É esperar para ver.
Cabe aos outros Clubes brasileiros buscarem maior projeção internacional e apresentarem constante crescimento de torcida para conquistarem esse tipo de parceria, que, como vimos, dará grandes frutos no São Paulo, uma excelência em Marketing.
Foto: globoesporte.com
quinta-feira, 20 de março de 2008
É isso aí, Velhinho!
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3 comentários:
Ae, é nós então...
Bom, primeiramente, começo o parabenizando pelo excelente material esportivo divulgado neste nobre blog. Um blog com cara de estudante de jornalismo que pende para a aréa de esportes, criado por um estudante de Relações Públicas, visando a aréa do marketing esportivo, boa iniciativa.
Parabéns nobre colega, sucesso.
Grande abraço
Bah cara é fora de serie o marketing do são paulo,tenho um amigo são paulino e o cara sempre está me informando algo novo sobre o marketing do clube paulista.É incrivel desde uma ideia do meu ponto de vista simples como a venda de pedaços do gramado e das redes do morunbi do jogo q valeu o pentacampeonato do brasileiro ao clube ao chamado ''batismo tricolor'' no qual vc passa um dia no morunbi conhecendo tudo e de quebra ainda pode trocar uma ideia com o jogador simbolo do clube rogerio ceni.Como descobri o blog pela comunidade do internacional no orkut pressumo q vc felipe seja colorado,nos sabemos q nessa area o inter tem pecado mto.Nossos recentes titulos podiam ser melhor explorados pelo nosso departamento de marketing.Bueno era isso tche!!e parabens pelo teu blog gostei mto.
saudações coloradas.
Guilherme e Lucas, muito obrigado pelos elogios! Conto com a presença de vocês.
Lucas, sou Colorado fora do Blog. Aqui, sou um cara que gosta demais de escrever e falar sobre marketing.
O marketing do Intenacional tem grande potencial para ser mais bem aproveitado. E será. Com certeza.
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