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Uma Baita Jogada: Quem dá mais?

sexta-feira, 21 de março de 2008

Quem dá mais?


As disputas dentro do futebol não se resumem somente às quatro linhas. Fora delas, as duas maiores marcas do segmento esportivo travam inúmeras batalhas em busca de um espaço para porem seu logotipo. A alemã, Adidas, e a norte-americana, Nike.

Em fevereiro, a Nike anunciou ser a nova fornecedora de material esportivo da Seleção Francesa, posto ocupado pela Adidas, por mais de trinta e cinco anos. O contrato terá início em 2011 e vigorará até 2018. Com o acerto, a americana desembolsará 42,6 milhões de euros anuais (!!), além de premiações por resultados. Em reais, cerca de 114 milhões. O antigo contrato rendia 10 milhões de euros à Federação Francesa de Futebol.

O estranho é que a mesma empresa paga à Confederação Brasileira de Futebol US$ 22 milhões, reajustados há pouco. Com a mudança, ficou combinado que haveria um novo acordo, caso houvesse um aumento de patrocínio para outra Federação. Segundo o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, a proximidade da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, poderá servir de argumento para o aumento. Basta? Não. Faltam os principais prós que o Brasil possui: Temos os melhores jogadores do mundo e somos detentores de cinco Copas do Mundo, contra apenas uma da França.

E tem mais disputa por aí. No início da semana, o Flamengo anunciou que pode trocar o swoosh pelas três listras. Além de uma proposta muito superior aos R$ 4,5 milhões que recebe anualmente, o Rubro-Negro alega prejuízos devido à falta de camisas oficiais em lojas do resto do Brasil. O contrato com a americana só termina na metade do ano que vem, mas o Mengão pede a rescisão de contrato.

Contudo, nem sempre a melhor proposta vence. Em 2007, a Nike ofereceu 50 milhões de euros por temporada à Federação Alemanha de Futebol, muito acima dos 11 que a Adidas pagava. A marca alemã, então, dobrou sua proposta e, mesmo com valores inferiores, renovou com a Seleção de seu país. Vitória do patriotismo!

5 comentários:

Guilherme Max Silva disse...

Ta loco...isso é muito dinheiro.
Tirando os outros paises, o Brasil devia se preocupar mais em educação do que reajuste com patrocinadores. Aonde esse nosso pais vai parar??

Felipe Hammes Rodrigues disse...

Sem dúvidas, Guilherme.

Mas há setores e setores. Cada um deve fazer sua parte. O Governo Federal que tem que se preocupar com problemas sócio-econômicos.

Mas, devemos pensar também no desenvolvimento do esporte no País. É sabido que o futebol, principalmente, tem um dom que outras atividades não têm. O futebol é responsável por tirar crianças da criminalidade, incentiva o estudante na escola, além de sua capacidade ÚNICA de parar conflitos.

Lembre-se de alguns anos atrás, quando a Seleção Brasileira desembarcou no Haiti, provocando a paralisação da guerra social por dois dias. Talvez, os dois dias mais felizes da vida de muitos moradores do país.

Ou seja, devemos, sim, fazer com que o Esporte evolua, obtendo as melhores cotas de patrocínio e exercendo nosso papel de cidadão, cobrando dos Executivos o investimento no País.

www.rairedondarn.zip.net disse...

Fazendo as contas o Flamengo iria faturar anualmente só de patrocinio e fornecedor anualmente, cerca de 33 milhões de reais.
Esse dinheiro já seria suficiente p/ ter um belo time, além do mais tem a TV e as rendas.

Por falar em Tv e renda vc deveria escrever uma matéria com esse assunto

Tércio Saccol disse...

Parabéns pelo blog Felipe! Tenho um sobre o mesmo assunto, mas com o foco um pouco diferente
visita lá http://arenadomarketing.blogspot.com
Abraço e sucesso ae

Felipe Hammes Rodrigues disse...

Sugestões sempre serão bem-vindas! Quero que os leitores participem intensamente dos assuntos do Blog.

Sugestão anotada, vai para as pautas. Logo, o Blog falará sobre receitas de TV.

Muito obrigado!