Google
Uma Baita Jogada: O mais lembrado

quinta-feira, 17 de abril de 2008

O mais lembrado

O prêmio Top of Mind, promovido pela Revista Amanhã, é realizado há 18 anos. Funciona da seguinte maneira: entrevistadores perguntam à sociedade qual é a primeira marca que lhes vêm à cabeça dentre algumas categorias propostas: personalidade, produto e serviço.

A edição gaúcha de 2008 da pesquisa ouviu 1.200 pessoas, entre homens e mulheres, de 16 a 65 anos, e das classes sociais de A até E, de 2 a 19 de fevereiro.

E, na categoria serviço, subcategoria time de futebol, o vencedor foi o Grêmio Foot-Ball Portoalegrense. O Tricolor ficou à frente de seu arqui-rival, o Sport Club Internacional, sendo, assim, eleito o time mais lembrado pela décima-terceira vez consecutiva.

O Grêmio venceu com 52,3% dos votos, enquanto o Inter obteve 38,8%, diferença maior que a de 2007. Em Porto Alegre, o saldo é baixo: apenas 1,8%. Mas a vantagem Gremista é bem maior no Interior, 14,5% sobre o Colorado, e, principalmente, na região da Grande Porto Alegre, na qual o Tricolor vence com 16,7%.

Números que, certamente, enchem de orgulho os Gremistas, enquanto preocupam os Colorados, mesmo sem esclarecer definitivamente quem é a maior torcida da Capital, uma eterna briga que não deverá ter fim tão rapidamente. Sempre há aquele que diz que esse tipo de enquete não tem validade. Mas eu, como estudante de Relações Públicas, sei da importância e confiabilidade das pesquisas de opinião pública, embora ache que o tamanho dessa amostra poderia ser um pouco maior. Mesmo assim, não há como se contrapor. Há 13 anos que o Grêmio é a marca líder da pesquisa.

Para finalizar, gostaria de pedir desculpa aos leitores pela falta de atualização durante esta semana. Passei por uma dura semana de provas na Faculdade. Mas, agora, o Blog continua!


Imagem: gremio.net

3 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Acho a amostragem muito pequena, mas de toda forma, é sempre uma pesquisa válida. Estas discussões sobre tamanho de torcidas serão eternas, e os rivais nunca vão aceitar a vitória do adversário.

Daniel Leite disse...

A pesquisa não deixa de ser um indicador da amplitude de cada torcida. Mas é bom lembrarmos que não é a mesma coisa. São englobadas várias outras possibilidades, e, como foi dito, a amostragem é pequena. Entretanto, vale como um alerta para o Inter, que, mesmo conquistando o mundo, não conseguiu virar o jogo.

Até mais!

Leandrus disse...

O Inter agora tem menos torcedores atualmente, mas pode aumentar nos próximos anos, já que tem sido um time de maior sucesso do que o Grêmio nos últimos anos.